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Amenize a TPM com a medicina ayurvédica

Amenize a TPM com a medicina ayurvédica e entenda os tipos de tensão pré-menstrual de cada dosha e amenize os seus sintomas

 

A tensão pré-menstrual é o terror das mulheres. 80% das brasileiras em idade fértil sofre com a famosa TPM, que alia sintomas físicos, como dores e inchaço, a estados mentais, como sensação de tristeza, raiva, crises de choro e melancolia.

 

Mas isso não precisa ser o fim do mundo naqueles dias. A ayurveda, modalidade milenar de medicina indiana, pode ajudar, afinal, seu caráter essencial é o bem estar de corpo e mente em consonância.

 

Segundo a Ayurveda, cada TPM é diferenciada de acordo com os doshas, o conjunto de características pessoais e físicas atribuído a cada indivíduo. Os doshas são: vata, pitta e kapha, que não precisam vir sozinhos, podem ser combinados.

 

Conheça as TPMs de cada tipo:

 

Vata

 

Dor lombar

Dor abdominal inferior

Cólicas

Inchaço

Ansiedade

Insônia

Mudanças de humor

 

Pitta

 

Mamas sensíveis

Ondas de calor

Irritabilidade

Problemas de pele

 

Kapha

 

Retenção de água

Ganho de peso

Lentidão

 

Como tratar com os princípios da ayurveda?

 

Na medicina ayurvédica, comer é  fonte primordial de cura e doença. Por isso, para conter a TPM, é necessário ter uma dieta bem equilibrada, rica em fibras e pobre em gordura saturada. A gordura total deve ser inferior a 20% do total de calorias nesses dias.

 

Inclua ômega-3  em sua dieta, pois esse ácido graxo tem função antinflamatória. Ela está contida em peixes com sardinha, arenque e salmão. Algumas fontes vegetarianas de ômega-3 são a linhaça, cânhamo, sementes de abóbora, chia e nozes.

 

Consuma feijões, legumes, nozes e sementes, que fornecem lignanas, fitoestrogênios e fibras para ajudar com o equilíbrio de estrogênio.

 

Inclua vegetais crucíferos em suas refeições, como brócolis, couve-flor, repolho, rúcula que ajudam com a desintoxicação do fígado e metabolismo de estrogênio.

 

Coma alimentos orgânicos, especialmente para produtos animais, para evitar estrogênios ambientais de hormônios de crescimento e pesticidas.

 

Consuma alimentos ricos em magnésio, como vegetais de folhas verdes, tofu, feijões, leguminosas, nozes, sementes, cereais integrais.

 

Limite sua ingestão de álcool, sal, cafeína e produtos de açúcar refinados, especialmente 10 dias antes do início da menstruação.

 

Reduza a quantidade de lacticínios e considere a eliminação de alimentos que criam sensibilidades, como glúten.

 

Faça as refeições regularmente ao longo do dia e não pule refeições. E coma sua última refeição ao menos três horas antes de se deitar.

 

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