>

Medicina ayurvédica ajuda a pele a ficar mais bonita

 

Para a Ayurveda, a tradicional medicina indiana, nada tem a mesma medida para duas pessoas, tudo acontece de acordo com as características individuais. A medicina ayurvédica é, portanto, acima de tudo, uma ferramenta de autoconhecimento, para que tudo possa ser otimizado de acordo com o seu tipo físico e psicológico.

 

Os arquétipos propostos pela ayurveda são os doshas: vata, pitta e kapha. Saber qual é o seu dosha é o primeiro passo para usar a abordagem holística e plural da medicina ayurvédica.

 

Estes três perfis são as combinações dos cinco elementos do universo.

 

Vata: ar e éter

Pitta: fogo e água

Kapha: terra e água.

 

O tipo de pele ayurvédica de uma pessoa, portanto, pode ser Vata, Pitta ou Kapha, ou as vezes uma combinação de dois destes doshas. Além disso, uma pessoa pode nascer com um determinado tipo de pele, mas ao longo do tempo isso pode mudar por causa de fatores externos, como clima, dieta, hábitos de vida ou poluição ambiental. Tais “desequilíbrios” também devem ser levados em conta na escolha de um programa de cuidados da pele e isso deve ser feito por meio de um estudo detalhado do seu dosha com um profissional qualificado.

 

Mas, além das orientações profissionais, é possível, sim, tomar alguns cuidados que valem para qualquer tipo de pele. Veja as dicas:

 

  1. Aposte nos vegetais

 

Consuma sempre vegetais com alto teor de água, que são mais fáceis de digerir, como alface, cenoura, pepino, rabanete (conhecido na ayurveda por suas propriedades purificadoras), funcho e espargos. Estes vegetais são tridóshicos, ou seja, bons para todos os tipos de pele. Combine pelo menos três deles e coma com molho de azeite e limão, tudo natural, é claro.

 

  1. Coma porções menores

 

A medicina tradicional e a ayurvédica concordam que adicionar sementes, nozes e castanhas à sua dieta melhorará a condição de sua pele. Você pode adicionar amêndoas, sementes de girassol, sementes de linhaça e outras nozes e castanhas à aveia, por exemplo ou consumir esses alimentos como lanche da tarde.

 

  1. Sempre beba algum chá

 

Mantenha-se hidratada durante todo o dia e dê preferência a líquidos quentes, como chá de ervas. Fazer algum chá picante com gengibre fresco e limão vai ajudar a despertar seus ânimos na parte da tarde e manter sua digestão saudável, algo extremamente importante para uma pele brilhante e saudável.

 

  1. Mexa-se

 

Médicos modernos aconselham exercícios para manter seus músculos e articulações saudáveis ​​e tonificados, enquanto eliminam as toxinas. Atividades físicas também melhoram a circulação sanguínea, a digestão e deixam a pele com um saudável tom corado! Escolha o tipo de exercício que faz você se sentir bem e mexa-se! Você pode correr, dançar, pedalar, o que importa é não parar!

 

Renata de Abreu / www.renatadeabreu.com.br / [email protected]
×

Get in contact with us