>

Os seis sabores do Ayurveda

Os seis sabores do Ayurveda

 

Ayurveda and its six basic flavorsO sabor é uma parte essencial da Ayurveda. Cada aroma, erva, condimento, tempero possui uma função de acordo com a sua característica mais marcante ao paladar.

 

Aliás, a palavra sabor em sânscrito, rasa, é carregada de outros significados como experiência, entusiasmo, suco, plasma e essência. Rasa é, afinal, a essência da vida para a Ayurveda, afinal, tudo começa com a digestão, o que há de melhor e de pior.

 

Cada sabor, ou rasa, contém elementos do universo em si. Os seis rasas e seus elementos são:

 

Doce – Terra e Água

Ácido – Terra e Fogo

Picante – Fogo e Ar

Amargo – Ar e Éter

Salgado – Água e Fogo

Adstringente – Ar e Terra

 

Cada rasa tem um efeito sobre cada dosha – o conjunto de características mentais e físicas de uma pessoa, podendo atenuar ou acentuar essas qualidades.

 

Doce

 

Em linhas gerais, o sabor doce é muito benéfico para as mucosas em todo o corpo, para a pele, ajuda na cicatrização e é positivo para a voz e a imunidade. É fortalecedor, nutritivo, energizante, tônico e calmante para a mente, frequentemente usado para aumentar a clareza e a consciência.

 

Ácido

 

Como potente digestivo, aumenta a sensação de saciedade, as secreções salivares,  secreção de enzimas digestivas e estimula o metabolismo. Acaba com a estagnação no fígado, estimula o fluxo de bile e promove a função hepática. Também desperta a mente e ajuda a unir a energia dispersa. É anti-flatulento, antiespasmódico, energizante, refrescante. Os frutos ácidos são geralmente ricos em vitamina C e por isso são considerados antioxidantes e rejuvenescedores.

 

Picante

 

Aquece o corpo, limpa a boca, clareia os sentidos, amplifica outros sabores, melhora a digestão, absorção e eliminação dos alimentos. É estimulante, revigorante, penetrante e higienizante. Também aumenta a circulação, estimula a transpiração, elimina a coceira, limpa as toxinas, purifica o sangue e os músculos, reduz o colesterol e desobstrui os canais internos.

 

Amargo

 

Limpa a gordura e toxinas do organismo. Melhora todos os outros gostos, alivia a sede, estimula um apetite saudável, mata germes e limpa parasitas do trato gastrointestinal.  Pode reduzir tendências de desmaio e também beneficia a pele, aliviando queimaduras, prurido e inchaço.Também tonifica os músculos e a pele, além de ser um potente tônico digestivo, pois aumenta ainda mais a liberação de  enzimas digestivas.

 

Salgado

 

Sabores salgados aumentam a salivação e facilitam a digestão. Promovem o crescimento e força muscular, umidificam o corpo e mantêm o equilíbrio eletrolítico da água. Esse sabor é energizante, nutritivo, calmante para o sistema nervoso e ajuda a proteger contra tumores. Auxilia também no combate o aborrecimento, a depressão e a falta de criatividade em nossas vidas.

 

Adstringente

 

O sabor adstringente absorve o excesso de umidade, impede o vazamento de fluidos, inibe o sangramento, promovendo a coagulação, limpa as mucosas, descongestiona, absorve a gordura, melhora a absorção de nutrientes e ajuda na formação do bolo fecal. É uma ferramenta muito eficaz na luta contra o excesso de sangramento, suor, diarréia, leucorréia, etc.. O sabor adstringente também ajuda a curar feridas e evita a tosse.

 

www.renatadeabreu.com.br | [email protected]

 

×

Get in contact with us