A composição elementar de Vata consiste em ar e éter. A tradução comum de vata é "aquilo que move as coisas". Vata é frequentemente chamado de vayu (vento) no corpo e é a principal força motivadora dos doshas - sem ele, os outros doshas são incapazes de se mover.
De acordo com a Ayurveda, Vata é responsável por nossa adaptabilidade mental e física. É a força energizante do corpo e da mente e governa nosso sistema nervoso, nossos ossos e nossos sentidos do tato e da audição.
Características do Dosha Vata
Quando Vata está em equilíbrio em nossa Prakruti (ou seja, nossa natureza constitucional), estamos coordenados em corpo e mente e em nossa resposta à estímulos. Quando em equilíbrio, Vata nos permite navegar perfeitamente por nossos pensamentos, sentimentos e ações; nossa movimentação é fácil, nossa integração sensorial e processos mentais fluem e nos sentimos amplos, criativos e energizados. Quando nosso Vata está em equilíbrio, nossa respiração sustenta nosso sistema nervoso e há homeostase entre tecidos e órgãos. O movimento de nossa força vital (Prana) é regulado por Vata, e esta função nos permite “inspirar” (puxar o ar) facilmente e nos render (soltar o ar) com facilidade também.
Dicas de dieta para alcançar e manter o equilíbrio de Vata
Alimentos que são ótimos para equilibrar Vata têm, em geral, sabor doce, azedo ou salgado. O Ayurveda considera esses sabores um remédio para aumentar as qualidades de calor, umidade e peso / firmeza para promover uma digestão uniforme (o que ajuda a equilibrar Vata). Geralmente, todos os seis sabores (doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente) são recomendados para uma digestão saudável.